Tuesday, January 09, 2007

A menina dança?

Saí das aulas já tarde. Era noite e esperavam-me no Cup & Cinno de Entrecampos. Deixei o carro na faculdade e desci as Forças Armadas até ao café. Descia a rua tagarelando com duas colegas como os trabalhos gostam de se acumular e como o tempo nunca é suficiente para os fazermos como os idealizamos.
De repente, a minha atenção fugiu bruscamente da conversa. Lá em baixo, um holofote acendeu-se iluminando o fundo da rua e deparei-me com algo que nunca tinha visto senão num filme - uma daquelas cenas que nos fazem sorrir quando visitam esporadicamente a nossa memória.
Uma rapariga descia. Um rapaz subia. Ela começou a dançar. Ele respondeu do mesmo modo - dançou. Os dois pareciam escutar a mesma música. Uma música que mais ninguém ouvia. Os movimentos ritmados. A alegria daquele ritmo.
Pensei: "Serão loucos?"
Se eles são loucos deixem-me ser louca também! Deus! Como eu quis juntar-me a eles, articular movimentos à toa, sem notas, levantar os braços e agitá-los energicamente no ar, rodar a cintura, dar vida ao corpo, sapatear a calçada, e simplesmente dançar. Dançar só para mim. Sem pensar que ninguém está habituado a ver as pessoas a dançar por aí sem questionar a sua sanidade... Dançar pela rua sem medo que pensassem que posso ser louca também.
Perdi-me naquela dança distante, naquele ritmo ausente, consegui por momentos ouvir aquela música que só eles ouviam.
Estavam cada vez mais próximos um do outro. Encontraram-se e a dança cessou, como que uma coreografia ensaiada mas desempenhada ao improviso e ao acaso. E desceram a rua como se um sopro tivesse apagado a melodia que ambos escutavam.
A rua voltou a ficar escura. E eu não dancei.

2 Comments:

Blogger Makejeite said...

Há uns anos vi uma cena semelhante no Porto, mesmo no meio da Rua de Santa Catarina, mas era real, estavam a fazer umas cenas para um filme qualquer que nunca cheguei a ver ou se chegou a existir. As coisas repetem-se sempre, não fosse a palavra ciclo ser uma realidade.

9:35 PM  
Blogger Astor said...

e porque não dançaste? :D

3:13 AM  

Post a Comment

<< Home